domingo, 3 de julho de 2011

Brasil. Dilma destaca papel da imprensa na formação da população que está a ascender socialmente


A presidente Dilma Rousseff destacou no 28.06 a importância da imprensa na formação dos brasileiros que estão a ascender socialmente graças às políticas sociais realizadas nos últimos anos pelo governo federal.
A presidente esteve presente na cerimónia de celebração dos 60 anos do jornal “O Dia”, que pertence à empresa de comunicação adquirida no ano passado pelo grupo português Ongoing.
Durante o discurso, Dilma citou a pesquisa divulgada, no mesmo dia, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que revela que 40 milhões de brasileiros ascenderam à classe média desde 2003, primeiro ano de mandato do governo Lula, até maio deste ano.
Para destacar a representatividade deste número, a presidente comparou que seria o mesmo que conseguir dar melhores condições de vida a toda a população da Argentina, que possui cerca de 41 milhões de habitantes.
“É um feito enorme que significa que todos esses brasileiros e brasileiras se juntaram a um contingente de cidadãos que têm mais acesso aos bens de consumo e também à informação, aos jornais, e nós sabemos que este processo vai continuar”, afirmou a presidente, que em seguida destacou o papel da imprensa neste processo.
“Tenho certeza que o Brasil vai continuar a crescer e vai precisar cada vez mais de uma imprensa livre, que leve as informações que o trabalhador deseja e que abra a gama de debates e inquietações que são próprias do desenvolvimento”, completou.
A presidente, que mais de uma vez se disse honrada em participar da cerimónia de aniversário do jornal carioca, exaltou a população brasileira como o verdadeiro potencial da nação.
“Somos um dos países dos BRICs não porque tenhamos certas características, porque o nosso PIB cresce ou porque a nossa economia é emergente. Somos emergentes porque somos uma população de 190 milhões de pessoas, que são o limite do nosso potencial”, enfatizou.
Ao lado de Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcellos, diretora da Ejesa, empresa controladora do grupo de comunicação adquirido pela Ongoing no Brasil no ano passado, Dilma elogiou a sua atuação e a força das mulheres em lugares de destaque.
“Fico impressionada com a presença das mulheres em várias áreas, inclusive na direção de um jornal que hoje comemora 60 anos e no qual tenho a honra de estar presente”, afirmou.
A Ejesa foi fundada em setembro de 2009 como controladora do jornal “Brasil Económico”, que segue os padrões do luso “Diário Económico”.
Em março do ano passado, a empresa surpreendeu ao anunciar a aquisição de títulos já existentes no Rio, entre eles o diário “O Dia”, o popular “Meia Hora” e o diário desportivo “Campeão”.
Em agosto de 2010, o jornal fechou uma parceria com o espanhol “Marca”, e a sua publicação desportiva passou a chamar-se “Marca Campeão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário